Como ter uma boa noite de sono

O sono é extremamente importante para o desenvolvimento normal do cérebro e os processos de memória e aprendizado. É nessa etapa que alguns hormônios importantes para a manutenção da nossa saúde são liberados. Uma noite mal dormida, pode provocar falta de concentração, irritação, baixa produtividade e cansaço. O estresse excessivo é um dos principais vilões de um sono relaxante, porém ter bons hábitos noturnos ajudam nessa etapa.

 

Antes de dormir, é importante evitar consumir alimentos estimulantes, que contenham cafeína, como o café, o chá, o chocolate, o guaraná, as bebidas energéticas, entre outras, pois aumentam a ansiedade e o estresse. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, podem provocar desconforto gástricos e aumentar a diurese. 

 

Se sentir fome antes de ir pra cama, opte por um copo de leite quente, um chá de camomila, um suco de maracujá, ou até mesmo uma rodela de abacaxi ou tomate. Alimentos que aumentam os níveis de melatonina são aliados da boa noite de sono.

 

Procure manter uma rotina de sono, estipule um horário para se deitar e para levantar, no decorrer dos dias o metabolismo vai se acostumando e naturalmente o corpo vai seguindo os horários. Não esqueça: É importante que essa rotina também seja mantida no fim de semana!

 

Faça do seu quarto um templo! Oscilação de temperatura atrapalha o sono, lugares quentes demais, ou frios demais, fazem com que o organismo desperte durante o sono. Tente deixar o ambiente aconchegante, o clima agradável, se possível entre 18º a 26º.

 

Tente organizar o quarto como um local sagrado para descanso, evite colocar eletrônicos como TV e computador, utiliza-los antes de dormir atrapalha o sono, aumenta a ansiedade e a luminosidade faz com que o organismo não relaxe. Evite também trabalhar dentro do quarto, pois o ambiente é para ser reconfortante, e não ambiente de estresse e pressão.

 

Antes de se deitar tome um banho relaxante, use roupas confortáveis e esvazie a mente, preste atenção na sua respiração, acompanhe o movimento de respirar e inspirar com calma para desacelerar seu corpo. Se mesmo depois de um tempo você ainda não conseguir dormir, coloque uma música calma, ou leia um livro de enredo leve.

 

A mudança de hábito ajuda a criar um momento agradável para uma boa noite de sono. Caso você ainda tenha dificuldade para dormir procure ajuda médica para investigar o que está acontecendo. A medicina do sono abrange várias áreas, como neurologia, psiquiatria, psicologiapneumologia e otorrinolaringologia. Apnéia do sono, sonolência excessiva, narcolepsia, pesadelos, terror noturno, bruxismo, são algumas doenças que devem ser investigadas e tratadas para aumentar a qualidade do sono.

 

SERVIÇO

Hospital OTOclínica

Av. Antônio Sales, 990 - 3º andar

Agende sua consulta: (85) 3466.1168 ou 3466.1169

 

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